12.11.11

EDUCAÇÃO INTER-RELIGIOSA



Capas dos livros Todos os Jeitos de Crer - Editora Ática

A matéria sobre o caráter cristão do espiritismo fez nascer uma conversa com uma leitora do blog (Profa. Janaína) que trabalha com educação pública e tem visto como a escola, ao optar por não tratar das religiões com suas características distintivas, acaba reproduzindo o ambiente social, que é de desconfiança, preconceito e desinformação.

Não tratar das religiões parece ser o mesmo que tratar de forma exclusiva (dar uma educação católica ou evangélica, em lugar de uma educação inter-religiosa).

Como forma de lidar com o problema sem sectarismos, a profa. Dora Incontri e o prof. Alessandro Bighetto publicaram uma coleção de livros-texto para a educação inter-religiosa.

Encontrei na internet alguns relatos de experiências que eles desenvolveram em escolas, que primaram pelo respeito às diversas "formas de crer". Os links estão no comentário da matéria "O espiritismo é uma doutrina cristã?". E você, leitor, o que pensa? http://espiritismocomentado.blogspot.com/2011/11/o-espiritismo-e-uma-doutrina-crista.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário