22.10.12

PROMOÇÃO SOCIAL E LIDERANÇA EM MONTES CLAROS


A Associação Espírita Paulo de Tarso é uma jovem instituição na cidade de Montes Claros, no norte de Minas Gerais. A sigla CEPA vem dos prolegômenos de O Livro dos Espíritos (nada tem a ver com a Confederação Espírita Panamericana). Encontra-se no bairro Morada do Parque, e tem mais dois espaços, onde realiza suas atividades assistenciais e promocionais.




 Fachada da Sede no Moradas do Parque



Livraria na entrada da sede


Na sede encontram-se uma livraria e uma biblioteca que demonstram a preocupação da direção do grupo com os estudos. Perguntei durante uma das palestras quem havia lido "No Invisível", livro de Léon Denis, e quase metade dos presentes levantou a mão, o que demonstra a valorização e o conhecimento dos clássicos.  




Porta da Biblioteca

Visão interna da biblioteca 

Uma grande mesa de ardósia encerada é utilizada para as atividades mediúnicas da casa. Ela situa-se em um cômodo distinto do auditório, reservado.


Ambiente para as reuniões mediúnicas 

O auditório havia sido recém-construído, com simplicidade mas bem adaptado às suas atividades. Pé direito alto, sistema de som e data-show tornam o espaço arejado, com boa acústica e adaptado às atividades de ensino-aprendizagem, além das cadeiras móveis, que permitem a formação de pequenos grupos.

Microfones e púlpito para as anotações do expositor 

Mesa e sistema de projeção de imagens

Mesmo simples, o auditório comportou bem o público que abriu mão do feriado prolongado para participar e discutir os temas propostos. Registramos a presença de espíritas de cidades próximas, como Janaúba e de outras sociedades espíritas da cidade, a quem agradecemos o apoio. Os ventiladores potentes, mas silenciosos, deixaram o ambiente em uma temperatura amena, resolvendo os problemas do clima quente da região.



Visão do público presente na atividade da noite

Discutimos pela manhã o tema "Assistência, Promoção e Convivência" e às 20 horas do dia 13 "Liderança na Casa Espírita". O bom nível das questões e da participação, além do ambiente de fraternidade e descontração deixaram saudade.


Flagrante de um momento da exposição à noite


O Prof. Elton (Tom), dirigente da casa divulgou os livros da Série "Pesquisas Brasileiras sobre o Espiritismo" e as traduções das obras espíritas de Alfred Russel Wallace, que traduzimos. A livraria disponibilizou para o público o livro "Voluntários", da coleção Espiritismo na Universidade e o mais recente lançamento do Conselheiro, "Casos e Descasos na Casa Espírita".



Tom mostra os livros que fazem parte do acervo da biblioteca

Após as atividades pudemos fazer um momento de autógrafos e conversar rapidamente com os participantes, que nos acolheram com gentileza e fraternidade. 


Da Paz, uma das dirigentes da atividade promocional da casa e dois trabalhadores

Foram momentos de encontro, troca de experiências e, para mim, de reencontro com muitos amigos de décadas e outros novos conhecidos. Foi muito gratificante voltar a Montes Claros e encontrar o movimento espírita atuante, promissor e em expansão, trabalhando por uma região marcada pelos grandes contrastes sociais.

Após a atividade da noite, vem aquela conversa "mineirinha".


 Fotos: Carol J. Sampaio.







2 comentários:

  1. Oi Jáder,

    Honra foi recebê-lo, mais uma vez, em Montes Claros.
    Espero que retorne muitas e muitas vezes, que vire mesmo caminho da roça. Seus ensinamentos e palavras de incentivo são muito importantes.
    Num calor de quase 40 graus, voce e a família tão disponível!
    Abraço fraterno e muitas felicidades,

    Edélzia

    ResponderExcluir
  2. Oi Jáder,

    Grande honra receber voce mais uma vez em Montes Claros e sua bonita família. A sua palestra sempre nos passando melhores ensinamentos.
    O Paulo de Tarso com um trabalho muito bonito e valioso! Espero possa voltar inúmeras vezes.

    Abraço fraterno,

    Edélzia

    ResponderExcluir