17.7.14

10o. ENCONTRO NACIONAL DA LIGA DE PESQUISADORES DO ESPIRITISMO


Nos dias 30 e 31 de agosto faremos o 10o. Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo (10o. ENLIHPE), na sede do Centro de Cultura, Documentação e Pesquisa do Espiritismo - Eduardo Carvalho Monteiro, em São Paulo.

Como o CCDPE não fica em área comercial, os organizadores do evento contratam um buffet para fornecer café da manhã, almoço e lanches. Além disso o participante recebe uma pasta com a programação e material de notas, além de um livro. Falo isso porque a taxa de inscrição deste ano foi definida em 120 reais, mas custeia tudo isso no pacote.

Nos últimos anos, o participante recebia o livro dos trabalhos do último evento. Este ano, graças ao empenho do coordenador do evento, o livro conterá os trabalhos do 9o. e 10o. ENLIHPEs.

Ainda não fechamos a programação, mas posso adiantar que teremos trabalhos de um grupo de pesquisas da Universidade Federal de Uberlândia, que se intitula "Ciência do Invisível", e que vai tratar de temas ligados à filosofia grega (principalmente Platão) e ao espiritismo.

Teremos um trabalho que contextualiza os textos de Machado de Assis sobre (geralmente contra) o espiritismo, fruto da dissertação de mestrado em história da Elaine Maldonado.

Está programado um trabalho sobre a filosofia de Herculano Pires, e uma homenagem a ele, considerando que estamos comemorando 100 anos do seu nascimento, o que nos dá uma bela desculpa para recordar seu imenso trabalho.

O Dr. Alexandre Fonseca tem dois trabalhos de análise do emprego dos conceitos da física e do espiritismo por dois autores muito conhecidos pelo movimento espírita: Pietro Ubaldi e Hernani Guimarães Andrade.

Estou preparando uma conferência com base nas leituras que venho fazendo dos textos dos primeiros cristãos (dos primeiros três séculos, nos quais o cristianismo era visto como uma forma de ateísmo pelos romanos, e muitas vezes perseguido).

Assim que tivermos mais detalhes, como a inscrição pela internet, a programação completa, entre outros, volto a divulgar. Reservem suas agendas e venham ter conosco. O evento é aberto a quem se interessar.


5 comentários:

  1. Quero participar me envie quando estiver online as inscrições, me parece interessante a relação ciência e Fé, quando tratado com a razão e não apenas o místico.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado pelo interesse. Quando as inscrições estiverem abertas vou noticiar e inserir link no Espiritismo Comentado, ok?

    ResponderExcluir
  3. Jáder, tu terias um e-mail por onde eu possa me comunicar com você? Eu queria tirar umas dúvidas e ver se você pode me ajudar.

    ResponderExcluir
  4. Anderson,

    Escreva para o espiritismocomentado@gmail.com

    Jáder

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo Blogger..quero participar do encontro aguarda a divulgação oficial.Gratidão. Regina de Albuquerque Cristaldo.

    ResponderExcluir