29.10.14

MENSAGEM DE ANDRÉ LUIZ?




Acabo de receber uma mensagem atribuída a Chico Xavier, veiculada no calor do processo eleitoral. Quem está acostumado a ler André Luiz sabe que ele não usa este estilo profético em seus textos. André faz reflexões rápidas em frases curtas, como em Agenda cristã, ou um texto do tipo narrativo, intercalado com falas extensas, do tipo palestras, que são proferidas por instrutores no mundo espiritual, como no livro Missionários da luz.

Mesmo já tendo sido psicografado por médiuns diferentes, como Waldo Vieira, ele mantém, grosso modo, seu estilo literário. Outro ponto é a ausência de alinhamento com o objetivo moral e a lógica doutrinária espírita, que encontramos em toda a obra psicografada por Chico Xavier. Conversei com estudiosos da obra de Chico Xavier, que concordam comigo nesta pequena análise.

Pesquisei trechos da mensagem na internet e encontrei um impacto maior em blogs não espíritas do que em espíritas. Algumas pessoas declararam gostar do médium espírita. Todavia, nesta análise notamos que esta mensagem parece ter sido inventada e usada por pessoas inescrupulosas, com intenções políticas para fins eleitoreiros, tendo por alvo a população em geral, o que não está de acordo com a ética espírita.

Com relação ao movimento espírita, entendo que hoje, como sempre, temos que assumir nossos destinos, responsabilizarmo-nos por nossas escolhas e agir na transformação para melhor da sociedade em que vivemos, sem delegar aos médiuns e espíritos o papel de condução das decisões que cabe a nós mesmos tomar.

Abaixo está o texto enviado:

"Mensagem de Natal de André Luís, na psicografia de Francisco Cândido Xavier, no Centro Espírita Jesus de Nazareno, em Congonhas-MG, no dia 23 de dezembro de 1952.


"NO MEIO À CRISE VIRÁ UM HOMEM DA TERRA DO MÁRTIR TIRADENTES E, APESAR DAS PRESSÕES, MUITO FARÁ PELO BRASIL, INCLUSIVE QUE SERÁ O CRIADOR DE UMA CIDADE JARDIM TAL QUAL O ÉDEN, DIFERENTE DE TODAS AS CIDADES. TEMPOS DEPOIS, QUANDO AS TREVAS DO CALABOUÇO AUTORITÁRIO SE DISSIPAR, A ELE SE SEGUIRA UM OUTRO MINEIRO, QUE PROJETARÁ A ESPERANÇA, CONQUISTARÁ O POVO TRAZENDO UMA NOVA ONDA DE PATRIOTISMO PARA O PAÍS. MAS QUE NÃO TOMARÁ POSSE. MORRERÁ ANTES. SERÁ SUBSTITUÍDO POR OUTRO QUE MUITA CONFUSÃO IRÁ CRIAR E, NA SUA SAÍDA, VAI DEIXAR A NAÇÃO ABALADA; E DESTE ABALO VAI COMEÇAR O PERÍODO CRÍTICO, POR ANOS E ANOS. ATE´QUE, NA SEGUNDA DÉCADA DE UM NOVO MILÊNIO, O HOMEM DE PATRIOTISMO, VINDO TAMBÉM DA TERRA DE TIRADENTES, IRÁ CERCAR-SE DE OUTROS E VÃO DERRUBAR A VIGA MESTRA DA CONFUSÃO. E ENTÃO MUITA COISA NOVA VAI ACONTECER. MUITAS NAÇÕES PASSARÃO A DAR CRÉDITO E RESPEITO AO BRASIL."


Agradeço a Waldemar Krepke Duarte pela leitura e sugestões.

30 comentários:

  1. Jader. Isso está mais para Nostradamus do que A. Luiz que nunca escreveu nada desse jeito... Claramente apócrifo ou, nos termos modernos, fake.

    Ademir Xavier

    ResponderExcluir
  2. Rubens Nunes03 novembro, 2014

    Jáder, os falsos profetas sempre estiveram atuantes. Além do estilo, há outros critérios como, por exemplo, o julgamento e a agressividade subjacentes à mensagem. A agressividade é incompatível com a sublimidade.
    Todavia, não são estas mensagens grotescas que me inquietam. São aquelas praticamente indistinguíveis para os espíritos menos treinados à crítica.
    Abs.

    ResponderExcluir
  3. Fiquei curioso e comecei a pesquisar e estou buscando maiores informações sobre essa mensagem. Pois minha mãe copiou esta mensagem de uma pessoa muito ligada a minha família que sempre esteve presente no meio político em Minas Gerais. Esta pessoa é Tia de minha prima que ainda se encontra viva e com idade muito avançada. O fato curioso que minha mãe guardou essa copia que ela fez desta pessoa por 25 anos. Algo que já não é tão recente. Eu pedi para minha prima para saber da Tia se ela consegue se lembrar em que ano ela teve acesso a essa suposta mensagem.
    E dizem por ai que esta foi até mesmo registrada em um cartório de Minas Gerais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ESTA mensagem encontra-se na Câmara Municipal de Congonhas MG

      Excluir
  4. Breno, aguardo mais informações. Obrigado pela gentileza de compartilhar conosco suas informações.

    ResponderExcluir
  5. Caros Senhores,

    Obtive uma resposta da Tia de minha prima que é esta Senhora que a minha mãe teve acesso a carta. Vou encaminhar a mensagem exatamente como ela respondeu a minha prima.

    Minha Prima escreveu:

    Breno,
    Segue a resposta de Tia Rosaura.
    Bjs


    Resposta da Tia:

    "Lou, esta mensagem me foi passada logo que saiu. Já recebi outras modificações que não são originais. Esta é a verdadeira, não lembro quem me deu mas foi na década de 50 pois não havia começado a estudar psicologia. Estamos aguardando até hoje o homem do cavalo branco. Bjs"

    Essa resposta me deixou muito entusiasmado, primeiro de atestar que essa mensagem foi recebido pela Tia ainda na década de 50, e por ter conseguido a testemunha de uma evidência ainda Viva, outro com o fato de realmente as informações da carta acontecerem como previsto e por ventura outras estão por vir. Não me atenho a qual entidade Chico Xavier manteve contato, contudo já com os registros familiares e partindo de pessoas de credibilidade eu não encontro o porquê de duvidar. Para consolidar mais esta informação e ser mais meticuloso seria importante encontrar outras evidências de mesma época para atestar e tirar qualquer tipo de duvida.

    A mim estou satisfeito por saber da credibilidade dentro da família e agora aceito como algo verdadeiro duvidas que assolavam a minha mente até dias atras.

    Um grande abraço a todos,

    Breno Fernandes

    ResponderExcluir
  6. Breno,

    O ideal seria termos uma cópia original da mensagem, será que você consegue? Pela citação, houve modificações. O nome do espírito comunicante seria uma delas?

    Um abraço

    Jáder

    ResponderExcluir
  7. O Ronaldo Caiado usou essa mensagem como uma profecia de sua vitória na campanha para presidente de 89 (ele era conhecido como o "candidato do cavalo branco") e foi desmentido pelo Chico Xavier em vida. Essa história foi publicada no Jornal da Manhã, de Uberaba, de 18 outubro de 1989, p. 5, e reproduzida na página 191 do trabalho "Chico Xavier: Imaginário religioso e representações simbólicas no interior das gerais", apresentado na Universidade Federal de Uberlândia em 2002. Mas não fica muito claro, pelo texto do jornal, se o Chico desmentiu a própria mensagem ou apenas a interpretação do Caiado sobre ela.
    De qualquer forma, se é uma mensagem que existe desde 52, porque nunca foi publicada em lugar nenhum, nem antes nem depois dos eventos que profetizou?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi sim. http://www.vinhadeluz.com.br/site/noticia.php?id=3211

      Excluir
  8. Essa psicografia surgiu como fralde para eleger Ronaldo Caiado em 1989: https://noticias.uol.com.br/.../2009/11/14/ult9005u12.jhtm

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode até ter sido usada, mas pelo que li mais acima, esta mensagem existe há mais de 50 anos!

      Excluir
    2. Foi não. Caiado não tinha espada (inteligência) nem cavalo branco (espiritualidade) Veja mais: www.aldeias.org

      Excluir
  9. Não consegui acessar a página que você refere, Fabiano. O UOL repassa para a mensagem 404 - Página não encontrada. Fraude de quem?

    ResponderExcluir
  10. Correção: Essa psicografia surgiu como fralde para eleger Ronaldo Caiado em 1989: https://noticias.uol.com.br/especiais/eleicoes-1989/ultnot/2009/11/14/ult9005u12.jhtm

    ResponderExcluir
  11. recebi de uma cunhada a msg
    detalhe ela e católica fervorosa
    diz q espiritismo e religião de demonios ...... no entanto acredita que o homem do cavalo brco é o MITO BOKSONARO
    to preocupada com minha cunhada querida
    Deus a proteja

    ResponderExcluir
  12. Vanessa,

    É engraçado como a irracionalidade cresce em períodos eleitorais, especialmente quando facções políticas diferentes fazem de tudo para eleger seus candidatos.

    Aqui nos nossos arquivos se vê que após quatro anos de publicação do texto, ele volta a ser dos mais procurados em nosso blog.

    Fraternalmente,

    Jáder Sampaio

    ResponderExcluir
  13. Jader,

    As discussões acerca da autenticidade dessa carta foram retomadas, nesta eleição presidencial de 2018.

    Ao que parece, alguns espíritas,vinculados à União Espírita Mineira, estão conseguindo comprovar a sua autenticidade, embora nenhum deles tenha conseguido apontar quem foi/é/será o "homem do cavalo branco".

    Consta, nessas pesquisas, que a carta foi mesmo psicografada por Chico Xavier, no Centro Espírita Jesus de Nazareno, em Congonhas/MG, no qual José Arigó atuava como médium de cura. Entretanto, o espírito que se comunicou não foi André Luiz, mas sim Bezerra de Menezes.

    Abaixo deixo o link que leva à essa pesquisa:

    https://www.facebook.com/emmanunno/posts/10155867670867469

    Seria interessante se o Breno Fernandes, que comentou aqui em 2014, conseguisse uma cópia da mensagem.

    Abraços!

    Keila

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Keila.Também tomei conhecimento desses estudos.Esta numa página do facebook.
      https://www.facebook.com/fcvvida/photos/a.576524152382897/1909945205707445/?type=3&theater&refid=13&_ft_=mf_story_key.1510849469014750%3Atop_level_post_id.1510849469014750%3Atl_objid.1510849469014750%3Acontent_owner_id_new.100002691333307%3Aoriginal_content_id.10155867670867469%3Aoriginal_content_owner_id.584397468%3Athrowback_story_fbid.1510849469014750%3Aphoto_id.10155867667867469%3Astory_location.4%3Aattached_story_attachment_style.photo%3Athid.100002691333307&__tn__=%2Cg

      Excluir
  14. Keila, estamos falando da mesma mensagem?

    ResponderExcluir
  15. Alguma novidade sobre autenticidade da carta ?

    ResponderExcluir
  16. Ouvi sobre esta profecia quando era criança (hoje tenho 41) só que não era chico Xavier mas sim uma vidente mineira que a teria feito. Se foi feita pelo chico xavier por que os espíritas negam? Afinal de contas quem será que a fez? Mas q a profecia é real sim é!

    ResponderExcluir
  17. Atlante, comparando o que André Luiz escreveu, com o texto da suposta profecia, há contradições e diferença de estilo. Só por isso, como espírita, não acredito que tal texto tenha sido psicografado pelo Chico, o que é compartilhado com outros estudiosos de seus livros. Quanto à realidade da profecia, o máximo que se pode dizer é que alguém escreveu o texto, mas não se sabe quem, e nem se é mesmo uma profecia a ser cumprida, ou uma fantasia. Pior, os políticos a utilizam em processos eleitorais, explorando a credulidade popular.

    ResponderExcluir
  18. Obrigado por me responder e ter permitido meu comentário. Veja ouvi a profecia quando era criança antes do caiado concorrer a presidência daquela época. Muitos desses homens conhecem a tal profecia, nem todo povo conhece a profecia mesmo assim eles parecem acreditar nela(refiro aos homens q estão no cenário da político da época) veja não teria (acho eu!) Muito sentido montar um cavalo branco pra tentar cumprir uma profecia q não é conhecida por muitos. Com todo respeito aos espíritas acredito q exista a profecia mas q não foi o senhor xavier q a fez, vi alguns videos dele e não achei ele falando sobre o assunto, a visão mencionada me parece muito importante pra ele depois nao tocar no assunto. Achei (na internet, não me lembro o site!)uma publicação de uma ata em um lugar acho q uma assembleia legislativa onde menciona a profecia q teria feita pelo senhor Xavier. Eu só ouvi quando criança por isso não posso afirmar nada, apenas o que ouvi! Pode ter sido ele mas pra não causar descontentamentos com os poderes da época prefiriu calar. Sei q esses caras montam um cavalo e empunham uma espada, alguns passam vergonha pois o cavalo branco q montam ou derrubam eles ou empacam. Não vou dizer os nomes deles é só pesquisar na internet e ver o sinal de que não são eles os escolhidos! Eu acompanho as publicações feitas aqui acho o assunto curioso, não sou espírita me considero mais um espiritualista.

    ResponderExcluir
  19. Agradeço a contribuição, Atlante.

    Jáder

    ResponderExcluir
  20. Unknown, suponhamos que esteja na Câmara Municipal de Congonhas. Por que está em Congonhas-MG? Quem a levou para a câmara municipal? Onde exatamente ela está? Na biblioteca? Tem os dados de quando e onde Chico Xavier psicografou? Tem a assinatura de André Luiz? Tem a informação dos presentes? Por favor, repasse as informações completas. Apenas com essa informação, continuo achando que é um fake.

    ResponderExcluir
  21. Não é fake, e isto significa que não é apócrifa. Está mensagem realmente foi psicografada pelo médium mineiro em 1952. A FEB - sempre ela! - metendo os pés pelas mãos! Pelo momento que atravessamos e pelo muito que tenho o serva do do Presidente Bolsonaro, tenho, para mim, que se trata realmente te dele. Se for realmente ele, que imensa responsabilidade esse pessoal da FEB assumiu, perante os Espíritos Superiores, tão infeliz afirmação. Que ficassem quietos; que não se envolvessem! Mas não - deram um tiro nos próprios pés. Abraços. 26/03/2021.

    ResponderExcluir
  22. Recebi de um leitor que se intitula Bolas Douradas a seguinte mensagem, que, não sei porque, não consigo publicar: Foi sim. http://www.vinhadeluz.com.br/site/noticia.php?id=3211

    ResponderExcluir
  23. No link que ele fornece, há um conjunto de reportagens que atribuem a mensagem à psicografia do Chico Xavier, mas não mostram assinatura do espírito comunicante, e algumas das fontes citadas supõem tratar-se de Bezerra de Menezes. Fica mantida, portanto, a ideia de que não é um texto de André Luiz, ou de que não se parece com os textos de André Luiz. Vemos como é complicado este tipo de mensagem. Passam-se os anos e diversos candidatos buscam instrumentalizá-la para a política, apresentando-se como a pessoa descrita na mensagem.

    ResponderExcluir