26.7.17

QUE REVISTAS TÉCNICAS PUBLICAM ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE PASSES?



Quando falamos em revistas, o que geralmente vêm à mente das pessoas é o que a língua inglesa sabiamente denomina como magazine. São veículos de notícias, como a Veja, a Isto é, a Época e a Caros Amigos. Magazines podem ser também voltadas a assuntos específicos, como a Quatro Rodas (automóveis), Placar (futebol), Cláudia (revista feminina), Casa e Jardim (decoração), Vogue (moda), só para ilustrar.

Para pesquisadores, contudo, revistas técnicas (no inglês journal, review) são lugares em que se leem trabalhos especializados de uma área de conhecimento, revistos por outros pesquisadores da área (peer review), que seguem uma série de normas e critérios para publicação. Estas não são encontradas em bancas de revistas, porque não são voltadas ao grande público. Seus leitores têm que dominar os conceitos, métodos e técnicas da área de publicação. O diferencial destas revistas é que os autores não publicam apenas o que concluíram de suas pesquisas, mas como pesquisaram, exatamente que testes fizeram, o que leram para chegar à sua questão de pesquisa, e quais as conclusões, discussões e limites daquilo que chegaram.

Como já vimos, há revistas da área médica que publicam sobre passes, e há revistas de outros campos do conhecimento, como história e antropologia, mas nosso interesse no 13º. ENLIHPE ficou mais voltado à prece e curas espirituais em conexão com as áreas de saúde.

Nos levantamentos que fiz, há três periódicos que tem um bom número de publicações, e que repasso ao leitor:
  1.  Journal of alternative and complementary medicine ISSN: 1075.5535
  2.  Journal of evidence based complementary and alternative medicine ISSN: 2156-5872
  3. Explore: the journal of science and healing ISSN: 1550-8307

Além deles, vi muitas citações sobre os temas que estão em revistas da área de parapsicologia. Uma das mais tradicionais:

1.Journal of Society for Psychical Research ISSN: 0037-9751



Não consegui, contudo, acessar esta última. Ela foi incluída em uma base de revistas de parapsicologia, chamada Lexscien – Library of Exploratory Sciences: http://www.lexscien.org/lexscien/index.jsp

"Prece e curas espirituais" é o tema central do 13o. Encontro da Liga de Pesquisadores do Espiritismo, que acontecerá em São Paulo, nos dias 26 e 27 de agosto.  Inscrições abertas em http://usesp.org.br/13o-enlihpe/ 

Vagas limitadas.


Um comentário:

  1. Celso Macedo30 julho, 2017

    Olá Jader!
    Foi prá mim uma ótima surpresa encontrar o seu blog e os artigos sobre "passes espíritas" dentro de um contexto de interface com a saúde.Já separei o artigo: Is spiritual healing a valid and effective therapy? que você indica, para ler.Eu sou psicólogo e estou fazendo uma pós-graduação, Curso de Especialização Religiosidade e Espiritualidade na Prática Clínica pela PUC do Rio Grande do Sul.
    Em função de algumas experiências que eu vinha fazendo em consultório, quero orientar meu TCC exatamente para o estudo dessa relação entre passes espíritas e saúde mental. Por isso agradeceria manter com vc uma troca de idéias e informações sobre o tema. Meu email é arquivoscelso@gmail.com.
    Um abraço.

    ResponderExcluir