18.12.09

FEB DISPONIBILIZA TESES, DISSERTAÇÕES E ARTIGOS DE TEMÁTICA ESPÍRITA EM SEU SITE

Figura 1: Stand da Federação Espírita Brasileira

Já é possível aos interessados fazer download de teses de doutorado, dissertações de mestrado e artigos publicados em revistas científicas relacionados ao Espiritismo. A Federação Espírita Brasileira disponibilizou este recurso antes mesmo do acesso às obras raras via internet.
Como já havíamos sido alertados pela nossa leitora acesse a página inicial do Portal FEB (http://www.febnet.org.br) e clique em Biblioteca, dentro da caixa Pesquisas.
Veja abaixo uma lista das teses e dissertações disponibilizadas no portal:

ALBUQUERQUE, Tiago Paz. Dissertação de Mestrado (UERJ, 2009). A representação social de perfeição na memória das personalidades do Espiritismo.

ALMEIDA, Angélica Aparecida. Tese de Doutorado (Unicamp, 2007).
“Fábrica de loucos": Psiquiatria x Espiritismo no Brasil (1900 – 1950) (Uma).

ANDRADE, Mário Celso Ramiro de. Tese de Doutorado (USP, 2008).
Gabinê fluidificado e a fotografia dos Espíritos no Brasil: a representação do invisível no território da Arte em diálogo com a figuração de fantasmas, aparições luminosas e fenômenos paranormais (O).

ARAÚJO, Ana Catarina. Dissertação de Mestrado (UNICAMP, 2005).
Programa de Treinamento sobre a Intervenção Terapeutêutica, Relaxamento, Imagens Mentais e Espiritualidade (RIME) para re-significar a Dor Espiritual de Pacientes Terminais.

ARAÚJO, Ana Catarina. Tese de Doutorado (UNICAMP, 2001).“Relaxamento Mental, Imagens Mentais e Espiritualidade na Re-significação da Dor Simbólica da Morte de Pacientes Terminais".ARAUJO, Eveline Stella de. Dissertação de Mestrado (UFPR, 2007).Médicos, Médiuns e Mediações: um estudo Etnográfico sobre Médicos-Espíritas.

ARRIBAS, Célia da Graça. Dissertação de Mestrado (USP, 2008).
Afinal, espiritismo é religião?: a doutrina espírita na formação da diversidade religiosa brasileira.
BETARELLO, Jeferson. Dissertação de Mestrado (PUC-SP, 2009)Unir para Difundir - O impacto das Federativas no crescimento do Espiritismo.
BIGHETO, Alessandro César. Dissertação de Mestrado (UNICAMP, 2006). Eurípedes Barsanulfo : um educador espírita na Primeira República.

CAROLI, Alexandre. Tese de Doutorado (Unicamp, 2008). Caso Humberto de Campos: Autoria literária e mediunidade (O).

CAROLI, Alexandre. Dissertação de Mestrado (Unicamp, 2001). Poesia transcendente de Parnaso de Além-túmulo (A).
CASTRO, Maria Lucia Caldas Santana de. Dissertação de Mestrado (UNICAMP, 2003). A Educação da alma: o trabalho voluntário na CEA-AMIC "onde está teu coração, está teu tesouro" - Um estudo de caso.
CRUZ, Inácio Manuel Neves Frade da. Dissertação de Mestrado (UFJF, 2007). Doutor Fritz andou de disco voador: hibridizações e sincretismos na terapia espiritual de Chico Monteiro.

DAMAZO, Alessandra. Dissertação de Mestrado (UNESP, 2006). Análise de assunto de conto espírita por meio do percurso figurativo e do percurso temático.

FERNANDES, Paulo César. Dissertação de Mestrado em Sociologia (UNB, 2008).
Origens do espiritismo no Brasil: diálogo, razão e resistência no início de uma experiência (1850-1914).

GIL, Marcelo Freitas. Dissertação de Mestrado (UFPEL, 2008). Movimento Espírita Pelotense e suas raízes sócio-históricas e culturais (O).

GODOY, Marino Luís. Dissertação de Mestrado (UFPR, 2007). Espiritismo em Ponta Grossa – PR: perspectivas de um Espaço do além e para um além do espaço (O).

GUARNIERI, Maria Cristina. (PUC- SP, 2001). Morte no Corpo, Vida no Espírito - O processo de luto na prática espírita da psicografia.
INCONTRI, Dora. (FEUSP, 2001). Pedagogia Espírita: um Projeto Brasileiro e suas Raízes Histórico-Filosóficas.

LEÃO, Frederico Camelo. Dissertação de Mestrado (USP, 2004). Uso de práticas espirituais em instituição para portadores de deficiência mental.

LEWGOY, Bernardo. Tese de Doutorado (UFRGS, 2001). Chico Xavier e a cultura brasileira.

MACHADO, Murilo. Dissertação de Mestrado (UNICAMP, 1998). Extase: entre a imagem e a palavra : estabelecimento de um modelo descrititvo para o estudo antropologico das manifestações extásicas (O).

MOREIRA, Alexander. Tese de Doutorado (FMUSP, 2004). Fenomenologia das experiências mediúnicas, perfil e psicopatologia de Médiuns Espíritas.
MOURA, Eliane. Tese de Doutorado (UNICAMP, 1993). Vida e morte : o homem no labirinto da eternidade.

PEREIRA, Rafael. Monografia (Unicamp, 2006). Estudo sobre a pedagogia Espírita e seus pressupostos filosóficos (Um).

PUTTINI, Rodolfo Franco. Tese de Doutorado (UNICAMP, 2004). Medicina e religião no espaço hospitalar.

SACRAMENTO, Gleide. Dissertação de Mestrado (UFBA, 2006). Eu e o Outro: uma reflexão acerca dos processos de identificação no Espiritismo.
SAMPAIO, Jáder dos Reis. Tese de Doutorado (USP, 2004). Voluntários: Um estudo sobre a motivação de pessoas e a cultura em uma organização do terceiro setor.

SANCHEZ, Zila. Tese de Doutorado (USP, 2006). Práticas religiosas atuando na recuperação de Dependentes de drogas: a experiência de grupos Católicos, evangélicos e espíritas (As).

SILVA, Angélica Aparecida. Dissertação de Mestrado (UNICAMP, 2000). Religião em confronto: o Espiritismo em Três Rios.

VIVEIROS, Maria Laura. Dissertação de Mestrado (1983). Mundo Invisível - Cosmologia, Sistema Ritual e Noção de pessoa no Espiritismo (O).

9.12.09

DISSERTAÇÃO DO MESTRADO EM CIÊNCIAS DA RELIGIÃO DA PUC-SP TRATA DAS FEDERATIVAS ESPÍRITAS

Foto 1: Sede da FEB em Brasília
Com o título "Unir para Difundir: O Impacto das Federativas no Crescimento do Espiritismo", Jeferson Betarello defendeu e publicou uma dissertação de mestrado com conteúdo de interesse ao movimento espírita.

A dissertação já está disponível aos interessados no link abaixo:
http://www.sapientia.pucsp.br/tde_busca/arquivo.php?codArquivo=9939

Dentre as conclusões, Betarello conclui, com base na Teoria de Escolha Racional, que as federativas influenciam positiva e negativamente o crescimento do contingente espírita. Positivamente ao distinguir o Espiritismo de outras religiões de base mediúnica. Negativamente, ao "enviar mensagens ambíguas para o movimento", ao transformarem os centros espíritas em prestadores de serviço que estimulam a frequência e não a adesão, ao não reconhecerem os dados censitários oficiais e a não subsidiar o movimento espírita com "dados estratégicos que permitam uma maior presença e distribuição geográfica dos centros espíritas em relação a outros grupos religiosos".

O leitor irá encontrar também uma análise da federativa de Franca-SP, vista pelo autor como modelo de "impacto positivo no movimento espírita formal"

Penso que é uma leitura obrigatória para quem se interessa pelo movimento espírita e tem por princípio refletir agostinianamente sobre sua prática de atuação.

8.12.09

ESPÍRITAS FAZEM TEATRO DE FANTOCHES NO JAPÃO

Em tempos de novas tecnologias há uma atração pelos produtos do mundo virtual, caros e difíceis de ser elaborados por voluntários no meio espírita. Na terra do sol nascente, uma ação voluntária espírita atrai crianças e famílias: o teatro de fantoches.


A geração que antes de alfabetizar-se já está em contato com os mais sofisticados aparelhos, mostra interesse e atração pelos bonecos construídos com madeira, pano e espuma. Eles testemunham o milagre de objetos tão comuns darem vida a bonecos, e por um momento se deixam levar e interagem com os personagens.


A peça é do Grupo Espírita de Teatro de Fantoches de UEDA, e representa uma arte milenar, portadora de uma mensagem apenas centenária. Ela já foi vista em Tóquio, em Gunma e no último dia 29 foi apresentada em Nagano-Ken.

Sou da terra de Álvaro Apocalypse, que se notabilizou mundialmente por construir fantoches que representaram e levaram à infância belo-horizontina e mundial as narrativas mais famosas do mundo, como a peça russa "Pedro e o Lobo" ou construções cheias de regionalismo. Tomara que a iniciativa dos espíritas japoneses, associada à disponibilidade de expertise, possa fazer surgir pessoas por aqui, interessadas nesta forma de arte, educação, socialização e prazer.


6.12.09

AÇÃO SOCIAL ESPÍRITA NO INÍCIO DO SÉCULO XXI

Foto 1: Criança


Quando se pensa em assistência social, promoção social ou ação social espírita, acredito que se trata de um jogo de gato e rato com o Estado. Neste jogo, nós somos o rato, ou seja, estamos onde não está o Estado.

Todos conhecem a mensagem do espírto Cáritas em "O Evangelho Segundo o Espiritismo". Ela passeia pelos subúrbios de Paris, à época, uma capital européia sem políticas sociais. O espírito fica sensibilizado com famílias que não tinham o mínimo para sobreviver ou enfrentar o rigoroso inverno Europeu. Kardec preocupava-se em montar uma caixa de assistência, no seu projeto de 1868, período em que a Sociedade Parisiense deixara de ser um grupo de estudos para tornar-se uma espécie de associação comunitária, caráter que marcou muitos dos centros espíritas do Brasil.

Se Cáritas estivesse hoje, fazendo sua ronda em Belo Horizonte, ela teria algumas outras preocupações.

Vivemos em uma sociedade múltipla (pessoas abaixo da linha da miséria, pessoas pobres, pessoas de classe média e pessoas ricas ou muito ricas) com alguma ação do Estado contra a pobreza, a doença e a ignorância.

Uma família pobre, geralmente constituída de mãe e filhos, outras de mãe, companheiro temporário e filhos, e uma minoria de mãe, pai e filhos, tem acesso a direitos sociais, como posto de saúde, alguns medicamentos, escola pública e mais recentemente uma minguada, mas útil, bolsa escola.

As mães pobres não são apenas cuidadoras, mas provedoras, e muitas trabalham fora de casa, o que justifica o sistema de educação infantil (creches). Os dados oficiais informam que há 60 instituições publicas de educação infantil e 193 creches conveniadas, totalizando o cuidado de cerca de 38.500 crianças. Não consegui saber quantas são as crianças em situação de risco de 0 a 6 anos, mas em uma cidade com mais de dois milhões de habitantes, com certeza faltam vagas para educação infantil.

Penso que Cáritas também se incomodaria com o analfabetismo funcional dos pais. Ela veria crianças que não conseguem aprender e pais que chegam tarde em casa e não podem ensinar, porque têm o trabalho doméstico para fazer e porque não sabem.

Ela se preocuparia muito com o futuro destas crianças, porque sabe que para ganhar um salário que as sustente, elas precisam concluir o ensino médio, saber ler, escrever e dominar as matemáticas, pelo menos a álgebra.

Cáritas também veria traficantes a distribuir cestas básicas para ser aceitos pela comunidade e a recrutar crianças para sua organização, que dissemina o vício e leva à morte prematura. Ela veria as crianças com baixa auto-estima e núcleo familiar fragilizado como vítimas preferenciais do crime organizado e da violência familiar.

Quem, então, este espírito destacaria? Se fosse no movimento espírita, Cáritas, com certeza, valorizaria quem promove o reforço escolar, regado a lanche e brincadeiras (há que se lutar pela infância). Ela valorizaria quem recebe estas crianças fora do período escolar e as retiram da rua, que tornou-se espaço de risco social.

O espírito que foi martirizado em Roma, valorizaria quem ensina estas crianças e seus pais a acreditarem no futuro, trazendo pessoas que enfrentaram e venceram a pobreza sem optar pela via do crime.

Cáritas também valorizaria quem educa as jovens mães, para que aprendam a cuidar dos filhos.

Ela se emocionaria com a juventude espírita, se a encontrasse retirando algumas horas da sua semana, já atribulada, para ensinar àquelas crianças o que os pais não conseguem.

Ela escreveria pelos que montam bibliotecas comunitárias e pelos que facilitam o acesso ao material escolar, especialmente quando este não é disponibilizado pelas autoridades.

Acho que Cáritas pediria aos grupos de costura para fazerem e consertarem uniformes escolares, despesas relativamente altas para as famílias que mal conseguem comer, bancarem com seus salários minguados.

Os princípios cristãos continuariam intocáveis, mas a ação no mundo modificaria, porque o mundo mudou, e sempre que o governo conseguisse erradicar da nossa sociedade um mal social, os espíritas, influenciados por Cáritas, modificariam sua prática, porque ainda falta muito para vivermos em um mundo feliz.

24.11.09

POR QUE OS ALUNOS DA EVANGELIZAÇÃO EVADEM-SE DA MOCIDADE?


A pergunta desta matéria foi feita por uma evangelizadora da cidade de Arcos-MG em uma palestra que fazia. A resposta não é simples.
Há a adolescência e, com ela, a tendência a procurar grupos de mesma idade. Se a Sociedade Espírita não oferece situações de aproximação dos jovens da evangelização, estes se enturmarão com jovens sem identidade espírita.
Cada vez mais a pedagogia destaca a importância de o antigo aluno ter um papel ativo no processo ensino-aprendizagem. Preparar espaços de aprendizagem com participação ativa dos alunos é mais difícil e demanda dedicação dos professores ou facilitadores. É mais fácil fazer uma exposição e contar uma história, o que torna o estudo entediante para muitos dos participantes.
Há também o interesse das famílias em promover a integração entre os jovens. Os pais já se desdobram tanto, levando e trazendo à escola, ao curso de idiomas, ao esporte, que costumam fazer "corpo mole" na hora de se envolver na educação espiritual dos filhos, e acham que apenas levar à evangelização ou juventude espíritas já está bom.
Cheios de energia e potencial, os adolescentes vão procurando outras coisas e abandonando as sociedades espíritas, em um mundo cheio de brilhos e objetos, chamamentos para gastar o dinheiro e exibir o ego em um triste desfile de posses.
Falo destas coisas pelo entusiasmo dos jovens acima. Embora os evangelizadores não conheçam, eles utilizaram uma pedagogia de projetos para sua aula. O tema do projeto eram médiuns brasileiros e a turma foi dividida em subgrupos, cada um com uma missão: preparar 30 minutos de uma exposição sobre um determinado médium.
Nem todos aderiram, mas os que aderiram fizeram-no com um espírito competitivo positivo, querendo que sua apresentação se destacasse e enriquecendo seu trabalho com jogos, técnicas, exposições, projeções, tudo o que viram ser feito ao longo do ano.
O grupo (na verdade a dupla) de Chico Xavier fez uma bela exposição, com abertura em letras góticas que lembram Harry Potter, do médium de Pedro Leopoldo.
O grupo de Yvonne fez uma montagem de fotos belíssima, com a médium em diversas etapas de sua vida.
O grupo de Divaldo projetou um pequeno filme com o médium baiano falando, e projetaram em powerpoint a vida, os livros e a Mansão do Caminho.
O grupo de Raul Teixeira fez mímicas com os tipos de mediunidade do médium fluminense, e realizou uma exposição com os livros já publicados através da Fráter. Apresentaram os espíritos que mais publicaram pela pena de Raul e sua vida.
Os jovens de 11 e 12 anos, com apoio permanente dos evangelizadores, reuniram-se, envolveram os pais (alguns procuraram os educadores em busca de informação e esclarecimento, outros queriam ver o trabalho dos filhos), encontraram-se em casa, enfim, integraram-se e realizaram juntos. Venceram a timidez da primeira fala e fizeram um trabalho de deixar envergonhado muito expositor grande.
Não sei o que o futuro reserva a eles e elas, mas recomendo aos que trabalham com educação espírita saírem do cômodo espaço da mera exposição e se desdobrarem pelo despertamento das potencialidades ocultas dos educandos.

22.11.09

VIDEO SPIRITE JÁ LANÇOU INÚMEROS TÍTULOS DE DVDs DE INTERESSE DA MEMÓRIA ESPÍRITA


Fiquei conhecendo o Oceano no 4o. ENLIHPE. Amigo do Eduardo Monteiro, hoje desencarnado, veio a BH e participou dos eventos do congresso, com jovialidade. Oceano nos presenteou no 5o. ENLIHPE com a projeção de filme biográfico sobre Pietro Ubaldi, autor que nos interessa do ponto de vista da história do movimento espírita brasileiro e cuja vida praticamente desconhecíamos.
Hoje o selo Video Spirite, da Versátil Home Video, já recuperou e está comercializando inúmeros títulos de interesse para a preservação da memória do Espiritismo, como se pode ver na imagem acima.
Oceano informou-me também que está sendo filmado um roteiro baseado no livro "E a vida continua", de André Luiz.
Desejo-lhes sucesso em sua empreitada.

20.11.09

NÚCLEO DE ESTUDOS DA RELIGIÃO PUBLICA REVISTA TEMÁTICA SOBRE ESPIRITISMO - RS


O Núcleo de Estudos da Religião, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social da UFRGS mantém um periódico semestral intitulado Revista Debates do NER.
O último número tratou do tema Espiritismos, como se pode ver na capa acima.
Quem se interessar por esta intersecção e desejar ler os artigos da revista, pode acessar gratuitamente (penso eu) o endereço eletrônico http://www.seer.ufrgs.br/index.php/debatesdoner/about/editorialPolicies#custom0
e boa leitura!

18.11.09

PEDRO CAMILO FARÁ LANÇAMENTO NACIONAL DE SEU NOVO LIVRO EM BH


Fiquei conhecendo o Pedro Camilo no 4o. ENLIHPE. Personalidade marcante, fala vibrante e bem humorada temperada com afirmações profundas e às vezes contundentes. Uma participante emocionou-se e lamentou não ter podido conversar e colher um autógrafo do expositor, porque ele tinha compromissos e teve que ausentar-se.
Articulista, manteve uma coluna sobre mediunidade por anos a fio, enquanto circulava a séria revista "Universo Espírita", que deixou saudade.
Na quinta-feira, 19 de novembro, data significativa para os membros da Associação Espírita Célia Xavier, ele fará uma palestra e lançará o livro, Devassando a Mediunidade, no qual, baseando-se na mediunidade de Yvonne Pereira, ele analisa as muitas faculdades mediúnicas encontradas pela médium.
Yvonne era uma médium notável. Recentemente reli "O Paralítico de Kiev", um dos contos do livro "Ressurreição e Vida" e impressionei-me com os detalhes sobre a Rússia que o espírito Tolstoi vai utilizando para colorir o tema que desenvolve. Penso que é uma ficção, mas um texto de qualidade literária indiscutível. Já fiz palestas ilustradas com o conto (quase um pequeno romance) que dá título ao livro, que também impressiona e emociona pela narrativa psicológica dos personagens.
Após a desencarnação, como costuma acontecer com personalidades proeminentes do movimento, Yvonne foi transformada pela mídia espírita e pelos membros dos centros espíritas que a admiravam em um "espírito superior", cuja presença é anotada aqui e ali.

O trabalho de Pedro, que não se reduz a este livro, uma vez que já publicou dois outros sobre Yvonne, resgata a mulher-médium que teve coragem de publicar suas experiências e vivências mediúnicas em livros inesquecíveis como "Devassando o Invisível" e "Recordações da Mediunidade", trazendo-a de volta ao nosso meio, com suas falas rigorosas mas extremamente compromissadas, sua convivência quase familiar com os espíritos que a acompanharam ao longo dos anos, suas dificuldades no trato com espíritos em estado de sofrimento profundo, alguns deles em sintonia com o passado desta mulher, tão marcado pelo sofrimento dos suicídios repetidos no ciclo das encarnações.

Convido a comunidade belo-horizontina a comparecer em massa e prestigiar o esforço de trazer o Pedro, seguro de que não se desapontarão.

14.11.09

"PESQUISAS" É LANÇADO NA UFMG

Foto 1: Mesa do Lançamento. Prof. Jáder e Prof. João Furtado (Diretor da FAFICH)
Na última quinta-feira à noite foi realizado o lançamento do livro “Pesquisas sobre o Espiritismo no Brasil: Textos Selecionados” no auditório Prof. Bicalho da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG.

Cerca de quarenta pessoas prestigiaram o evento, que consistiu na composição de uma mesa que saudou o público em nome da FAFICH e apresentou o livro e sua história.

Foto 2: Vista do Público durante a apresentação da mesa
Professores de diversas unidades da UFMG, doutorandos, mestrandos, alunos de graduação, membros da comunidade espírita de Belo Horizonte e convidados de outras instituições aproveitaram a noite e celebraram o lançamento com uma conversa amena na Sala da Congregação da Faculdade.



Foto 3: Entrada do Auditório
O Prof. João Furtado, diretor da FAFICH, destacou a importância da pluralidade de abordagens nos diversos campos do conhecimento, que é uma das marcas distintivas da unidade que ele dirigiu durante os últimos 8 anos.

Mesmo ciente que um dos capítulos criticava tese defendida na Faculdade (o capítulo que trata de Claude Bernard), o diretor honrou a tradição de diálogo e democracia na produção científica da FAFICH-UFMG.



Foto 4: Sala de Congregação preparada para receber o público


Tentei mostrar as contribuições do livro para a comunidade acadêmica e a pequena produção da UFMG no estudo do Espiritismo e de seu movimento brasileiro, o maior do mundo.

A desconstrução de teses defendidas em Universidades Brasileiras e a divulgação de outras é um tema recorrente do livro.





Foto 5: Vista do público no "happy hour"

Um dos capítulos dá outra interpretação à proposta de o Espiritismo ser uma doutrina itinerante, construída por Aubrée e Laplantine.

Outro apresenta evidências de que as comunicações de Nina Arueira por Francisco Cândido Xavier não são uma construção da comunidade espírita e que foram esquecidos elementos de sua biografia na redação de uma dissertação.





Foto 6: Outra vista do público no "happy hour"



Já foi dito que Claude Bernard, um dos pais da medicina moderna, não foi o elaborador do reducionismo físico-químico, mas que articulou estes estudos com uma concepção nova de vitalismo.

O trabalho de Alexandre Caroli inaugura uma abordagem metalinguística do texto de Humberto de Campos – Espírito psicografado por Chico Xavier.

O lançamento sinaliza que o muro de Berlim do materialismo acadêmico subjacente a modos de pensar está prestes a cair e que há espaço para um estudo sem pré-concepções dos temas espíritas e da comunidade espírita, desde que haja disposição para a devida fundamentação teórica e rigor empírico.

13.11.09

O ESPIRITISMO NOS AÇORES

Foto 1: Cidade de Angra do Heroísmo no arquipélago de Açores
O Espiritismo Comentado fez um contato no meio do oceano Atlântico, no Arquipélago dos Açores, onde foi muito bem recebido pelo grupo da Associação Espírita Terceirense. Como surgiu e como é a prática do Espiritismo por lá? Saiba em primeira mão com a entrevista abaixo.
EC - Onde fica a Associação Espírita Terceirense?
AET - A Associação Espírita Terceirense situa-se na cidade da Angra do Heroísmo, na ilha Terceira – Arquipélago dos Açores
EC - Como foi fundada?
AET - Quando da vinda do Divaldo à nossa ilha, em Abril de 1998, um grupo de simpatizantes da Doutrina se juntou e iniciou o aprendizado. Em Outubro de 2003, já com uma sede própria e muito modesta, foi então oficialmente fundada a Associação Espírita Terceirense.
EC - A AET tem sede própria? Em caso afirmativo, como foi construída?
AET - Tem sede própria e tem já um projecto de arquitectura aprovado, para construção de uma sede maior, graças ao aumento do número de frequentadores.
EC - Quais são as relações da AET com o movimento espírita brasileiro?
AET - Por enquanto são relações puramente virtuais, ou seja, através de trocas de e-mails, mas um dia, quem sabe?

Foto 2: Divaldo Franco faz palestra na sede da AET

EC - Que oradores brasileiros têm sido levados pela AET a Portugal?
AET - À nossa ilha já palestraram Divaldo Franco, Raul Teixeira e Divaldinho Matos

EC - Quais são os principais trabalhos da AET?
AET - Palestras públicas, Atendimento Fraterno, Estudo sistematizado da doutrina


EC - Como é o trabalho de evangelização infantil? Que públicos vocês atendem? (filhos de portugueses, estrangeiros, etc.)
AET - Por enquanto ainda não temos a evangelização infantil dado que o público é maioritariamente adulto.


EC - Como é a produção cultural na AET? Vocês mantém um boletim? Já publicaram livros? Têm outros projetos na área de cultura (peças de teatro, cinema, livros, etc.)
AET - Mantemos um boletim mensal que distribuímos para todos os nossos contactos para divulgação e já publicamos um singelo livro intitulado “No Caminho”.


EC - Vocês têm reuniões mediúnicas? Como um freqüentador se prepara para participar deste tipo de reunião?
AET - Sim e cada frequentador tem, em primeiro lugar de ser uma pessoa assídua e perseverante, além de ter que fazer o estudo constante da doutrina que levamos a efeito todos os Sábados das 17 às 18:30.


EC - Querem deixar uma mensagem para os espíritas brasileiros?
AET - Sim, que continuem a fortalecer os laços fraternais entre todos os centros espíritas porque só assim podemos criar um movimento espírita mais coeso face às adversidades que temos todos de enfrentar.




Foto 3: "Terceirenses" no Congresso Mundial de Paris
Confira mais informações sobre a Terceirense no site http://espiritismo-na-terceira.ilhaterceira.net/ ou no blog http://aeterceirense.blogspot.com/

6.11.09

PESQUISAS SOBRE O ESPIRITISMO NO BRASIL SERÁ LANÇADO NA UFMG - BH



A Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas receberá os interessados no livro "Pesquisas sobre o Espiritismo no Brasil: Textos Selecionados", no seu Auditório Prof. Bicalho, no primeiro andar.

O livro é uma seleta de trabalhos apresentados no Encontro Nacional da LIHPE de diversas áreas do conhecimento, como já foi divulgado anteriormente no EC.

Agradeço a atenção da diretoria e do corpo de servidores da Faculdade para com o evento, assim como os muitos e-mails que recebi confirmando presença ou justificando a impossibilidade de estar presente. Convido os interessados a assistirem a pequena palestra sobre as pesquisas que têm por tema o Espiritismo Brasileiro.


2.11.09

ÁFRICA ESPIRITA

Figura 1: Países da África


Acessei a partir do blog da Magali http://cuidedoseumundo.blogspot.com/ um belo site chamado África Espírita.

Publicado em língua portuguesa, ele é voltado a Angola e Moçambique. No site, pode-se fazer download da revista com o mesmo nome.

Além da revista, o site divulga encontros, campanhas e explica a finalidade do portal.

São duas as campanhas em curso, a de Culto do Evangelho no Lar e a Campanha em Defesa da Vida.

Recomendo a leitura e o estabelecimento de contatos para apoiar a iniciativa que aparenta estar ligada ao CONCAFRAS.

JORGE DAMAS RESGATA OBRA HISTÓRICA DO ESPIRITISMO FRANCÊS



O conhecido escritor espírita Jorge Damas resgatou um livro publicado pelo Sr. Pezzani que trata do tema Pluralidade dos Mundos Habitados.

Segundo o tradutor, o autor advogava no tribunal de Lyon, e tem também a obra "Os princípios superiores da moral". Ele iniciou Roustaing no Espiritismo, o que pode explicar o quase desconhecimento de seu trabalho no Brasil contemporâneo apesar da referência de Kardec ao mesmo.

Na língua inglesa, contudo, Pezzani aparece ao lado de Victor Hugo, Flammarion e outros conhecidos autores espíritas, no livro "O Debate da Vida Extraterrestre". O autor deste livro explica que o livro de Pezzani foi publicado em 1865, apesar dele se interessar pelo tema desde 1838. Ele considera que Flammarion solucionou de forma irrevogável o debate pluralista. Em 1872 o livro já estava na sua sexta edição e havia sido traduzido para o sueco e o espanhol.

Mesmo não tendo lido, penso que é leitura obrigatória para quem deseja conhecer a história do Espiritismo no século XIX.

31.10.09

ESPÍRITAS JAPONESES EXIBEM O FILME "OS ÓRFÃOS" - UEDA-SHI


O Grupo de Estudos Espíritas de UEDA em parceria com a Associação dos Divulgadores do Espiritismo do Japão estão exibindo no dia 15 de novembro, na cidade de Ueda-Shi, o filme espírita "Os Órfãos", produzido pela Melion Filmes no Brasil.
Ele será exibido em Dijikai-nakano-jo – Nakano-jo 1203-1 –Shieji Taku, das 10:00 às 12:30 horas.
O filme, de gravação digital, tem 115 minutos e trata da história de uma órfã, Carolina, que completa 18 anos e, após problemas, passa a viver nas ruas, ao mesmo tempo em que focaliza João, espírito que auxilia um grupo de três espíritas em sessões mediúnicas.
Não assisti ao filme, por isso não tenho como emitir opinião, mas pode-se obter informações diretamente com a produtora no endereço http://www.melion.com.br/.

28.10.09

ESPÍRITAS HOLANDESES PROMOVEM SEMINÁRIO SOBRE ESPIRITUALIDADE E MEDICINA


Recebi do Nilson Nascimento a programação do Seminário sobre Espiritualidade e Medicina que eles estão promovendo na Holanda e que divulgamos no Eventos Espíritas. Confira abaixo:

Hotel Casa400
James Wattstraat 75—1097 DL Amsterdam
Próximo à estação de trem e metro Amstel Station
E com imensa alegria que lhe convidamos para participar do seminário sobre espiritualidade e medicina “De Psyche in de Geneeskunde” !
Contamos com sua presença para enriquecer esse seminário onde os palestrantes abordarão a saúde do ser humano como um todo. Uma visão de saúde onde há espaço para o ser espiritual e espiritualidade, aspectos essenciais para uma vida saudável.
Sábado, 7 de novembro de 2009
Recepção a partir de 9h15
Abertura musical às 9h45
Seminário das 10h às 17h
Oradores & Temas:
Dr. Décio Iandoli
1) Da Alma ao Corpo Físico - os mecanismos de gestação das doenças
2) O Que a Experiência de Quase Morte (EQM) tem a nos dizer sobre a eutanásia?
Drs. Marion van Bree
Como o aspecto espiritual influencia na medicina antroposófica
Dr. Roberto Lucio V. de Souza
1) As Múltiplas Faces da Depressão
2) Esquizofrenia e Transtornos Espirituais: como entender e tratar
Dagobert Göbel
O Modelo Organizador Biológico: como o corpo espiritual (perispírito) influencia o corpo físico
As palestras serão em Holandês, Inglês e Português com tradução simultânea (com fone de ouvido).
Maiores informações e inscrições:
www.psyche-geneeskunde.org (em holandes) ou
www.nrsp.nl (clicar na bandeirinha brasileira para informações em portugues) ou
por e-mail:
nrsp.evenementen@gmail.com ou
por tel. 06 45 26 79 02 com Maria Moraes ou
com Syne G. Fonk 06 18 68 52 48

26.10.09

FILME DO LIVRO DE OSMAR RAMOS FILHO



Em 29 de janeiro publiquei no EC uma matéria sobre o projeto de um filme a ser feito com base no livro "O Avesso de um Balzac Contemporâneo", publicado pela Lachâtre.

Lembrei-me de quando era responsável pelas compras de livros na sociedade espírita que frequento. Sempre entendi que o papel de uma livraria em uma casa espírita não é apenas vender livros, mas divulgar a doutrina espírita e o que se considera ser boa literatura.

O livro é um estudo do Osmar, que mostra haver evidências da autoria de Balzac na pena psicográfica de Waldo Vieira. Eu sabia que não era um livro para as massas e pedi um ou dois exemplares.

A partir daí, não tive mais sossego. O secretário, responsável pela livraria, me acolhia sistematicamente com uma "ironia cristã", um riso discreto, meio contido, perguntando quem iria comprar o livro. Por detrás do comentário, havia um certo ridículo, porque ele entendia que o papel da livraria era vender livros e eu havia encomendado um "encalhe".

Para ficar livre das hostilidades contínuas e cansativas, eu próprio comprei o livro e não me lembro ao certo se doei para a biblioteca ou para um amigo, posto que já tinha um exemplar.

O livro de Osmar é notável. Ele vai apresentando ao leitor o Balzac encarnado e o Balzac emancipado, livre do corpo, mas, como dizem os interlocutores de Kardec, o mesmo espírito imortal, amante e cultor das letras, capaz de uma narrativa fina e profunda.

Hoje recebi do Alexandre Caroli uma matéria que contém a entrevista com Geraldo Sarno, que "está em campo com o documentário O último romance de Balzac". http://quadro-magico.blogspot.com/search/label/o-ultimo-romance-de-balzac

Ao ler que o diretor do documentário considera seu trabalho como suicida, mas tem como objetivo "refletir sobre o processo de criação", senti-me muito atraído pelo seu documentário. Vou poder ver o que apenas li e também discutir com o diretor as três visões que ele depreende da obra. Não sei se serei capaz de compreender em profundidade, mas tenho certeza que a experiência de ver e pensar não me fará mal, nem ao público espírita, que ganha um presente muito caro, uma leitura séria de nossa produção teórico-literária e... mediúnica.

Simone Spoladore fará o papel de Pauline (personagem de A Pele de Onagro)

25.10.09

CORREIO FRATERNO FAZ COBERTURA COMPLETA DO 5o. ENLIHPE


Figura 1: Capa do Correio Fraterno

O Correio Fraterno de setembro/outubro fez uma cobertura completa do Encontro Nacional da Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas - 5o. ENLIHPE. Entrevistas com expositores, organizadores e participantes dão uma visão compreensiva do evento.

Além da cobertura, um furo. O correio está publicando em primeira mão o trabalho realizado por Pedro Camilo, sobre Deolindo Amorim, que não foi divulgado no CD do encontro por problemas de agenda do expositor.

Além do ENLIHPE, há uma entrevista com André Trigueiro, âncora da Globo e autor do livro Espiritismo e Ecologia.

A matéria mais simpática é a cobertura dos espíritas na Bienal do Livro no Rio de Janeiro, que trata dos stands espíritas e dá uma atenção especial ao relançamento de "Diálogo com as Sombras", de Hermínio Miranda.


21.10.09

MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A GÊNESE

Figura 1: Capa de "A Gênese" das Edições Philman


Recebi do Alexandre Caroli a seguinte contribuição para o atual debate sobre "A Gênese".


"Pesquisei no site da Bibliothèque nationale de France (BNF): www.bnf.fr Curiosamente, as duas mais antigas edições de A gênese do acervo da maior biblioteca francesa são a primeira e a quinta. Vá em: http://catalogue.bnf.fr/jsp/recherchemots_simple.jsp?nouvelleRecherche=O&nouveaute=O&host=catalogue E procure por: La Genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme. Aparece:

1. Allan Kardec (1804-1869) La Genèse : les miracles et les prédictions selon le spiritisme / Allan Kardec Philman, 2004

2. Allan Kardec, Hippolyte-Léon-Denizard Rivail, dit Allan Kardec. La Genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme...
1923

3. Allan Kardec, Hippolyte-Léon-Denizard Rivail, dit Allan Kardec. La Genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme, 1952


4. Allan Kardec, Hippolyte-Léon-Denizard Rivail, dit La Genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme, par Allan Kardec,...
librairie internationale, 1868


5. Allan Kardec. La Genèse, les miracles et les prédictions selon le spiritisme / par Allan Kardec,... 5e éd.
librairie spirite, 1872"

Além da Biblioteca Nacional da França, ele pesquisou no site da Biblioteca Nacional (Brasil), que não apresenta exemplares em francês deste livro. Veja:

http://www.bn.br/site/pages/catalogos/outrasbases/outrasbases.htm

19.10.09

ESPIRITISMO NA ÁUSTRIA

Foto de Viena, nas cercanias do VAK, por by Székely Levente


Recebi notícias do VAK, que significa Verein für spiritistische Studien Allan Kardec, ou melhor dizendo, Sociedade de Estudos Espiritas Allan Kardec.

O grupo vienense está de site novo, bilingue (alemão, português - ainda bem!) e divulgando muitas atividades. Seu endereço é http://www.spiritismus.at/

O navegante pode acessar uma seção de vídeos e assistir às palestras de Divaldo Franco e Raul Teixeira na Europa. (Confiram)

Para quem estiver em Viena-Áustria, os horários das reuniões e os temas das palestras com os respectivos palestrantes está disponibilizado.

Artigos e palestras também estão disponibilizados na pasta "Material de Estudo".

O Espiritismo Comentado agradece o link em meio a outras referências na internet de instituições reconhecidas pela qualidade e seriedade doutrinária.

Das montanhas de Minas Gerais, saudamos os operosos espíritas vienenses e lhs desejamos perseverança e fraternidade, ingredientes fundamentais para cumprirem sua tarefa no continente europeu.

16.10.09

ESPIRITISMO NO JAPÃO

Foto 1: Grupo de Estudos Espíritas de UEDA - Japão

Um dos objetivos do Espiritsmo Comentado é noticiar as realizações do movimento espírita fora do Brasil. Tenho recebido notícias de Portugal, Holanda, Estados Unidos e mais recentemente do Japão.
Há alguns núcleos espíritas no Japão e tenho conversado com Adalberto Prado de Morais que está ativo na proposta de consolidação de uma Associação de Divulgadores do Espiritismo do Japão. Ele mantém um blog pessoal http://tioadaespirita.blogspot.com/ e sempre divulga um projeto interessante que é a constituição de rádios espíritas no Japão http://radioespiritasnojapao.blogspot.com/.
A ADE-Japão também mantém um blog: http://adejapaodivulgespirita.blogspot.com/
Recebi a divulgação de uma reunião em UEDA-shi, que acontecerá no dia 18 de outubro, às dez horas.
O grupo de UEDA mantém uma biblioteca espírita itinerante, faz atendimento fraterno e tem um projeto culturalmente interessante que é o Grupo de Teatro Espírita de Fantoches, sobre o qual não tenho muita informação.
Desejo sucesso aos trabalhadores voluntários do movimento espírita japonês, no outro lado do mundo, que está em ascensão.

14.10.09

DESLIENS EXPLICA O QUE ACONTECEU COM "A GÊNESE"


Na última matéria, tratamos de uma questão referente às diferenças de edições de A Gênese na época de Kardec. Estou publicando agora a tradução de um artigo de 1885 em resposta ao texto que saiu na revista "Le Spiritisme", assinado por Henri Sausse, intitulado "Uma Infâmia". Há um outro texto anterior a este que dá detalhes sobre a pesquisa feita por Desliens junto aos responsáveis pela montagem das placas de letras soltas pela sua transformação em placas permanentes de impressão. Quem quiser ler em francês, este outro texto está na Revue Spirite, 1884, Nº 24, 15 dezembro, pp. 753.



A Gênese de Allan Kardec

Tradução: Alcione Albuquerque
Consultor para a língua francesa: Pierre Joseph Marchet
Revue Spirite, 1885, 15 de março, n. 6, ano 28, pp - 169 – 71


Paris , 1º de março de 1885.
Senhores membros do conselho de fiscalização da Sociedade Científica de Espiritismo.
Tendo sido eu o secretário de Allan Kardec até a sua morte, muitos espíritas buscaram as minhas lembranças para constatarem se o Sr. Allan Kardec teria introduzido modificações na primeira edição de A Gênese segundo o Espiritismo; eu vos peço que insiram esta resposta nas demandas que me foram feitas pois ela é a expressão da verdade.
Devo vos confessar, antes de tudo, que, ainda que as minhas convicções continuem inalteradas em me atendo ao credo de nosso mestre (refere-se a Allan Kardec), não tenho sido militante da vida espírita há quatorze anos. Isto colocado , eis aqui algumas palavras que posso afirmar:
A primeira tiragem de A Gênese, dividida em três edições, segundo o costume, foi editada pela livraria A . Lacroix, Verboeckhoven e Cia, no Boulevard Montmartre, 15, vindo a público em 1o de janeiro de 1868.
No correr deste ano de 1868, os editores faliram e o que restou da primeira tiragem ficou naturalmente perdida para Allan Kardec. O que aliás propiciou o acordo feito com o Sr. Bittard, nesta época empregado da livraria Lacroix, que o mestre ali estabeleceria as bases para a fundação de uma livraria especial para a publicação e a venda das obras sobre o Espiritismo. Este projeto começava apenas a ser executado quando a morte o surpreendeu, no dia mesmo da abertura da livraria espírita, na rua de Lille , 7.
Antes mesmo de ter se esgotado a primeira tiragem de A Gênese, Allan Kardec autorizou uma nova publicação em 1868, que são as 4a, 5a e 6a edições, o que os impressores Rouge, Dusnon e Fraisné podem confirmar como sendo esta a matriz que serviu para as edições publicadas de 1869 a 1871 e em diante.
As modificações que foram introduzidas nesta nova edição são, evidentemente, as que se tornaram objeto de polêmica.
O que posso afirmar , da maneira mais nítida e clara possível ,é que até o mês de junho de 1871, a Sociedade Anônima de Espiritismo, seguia sendo administrada pelos Senhores Bittard, Tailleur e eu; e que o Sr. Leymarie esteve completamente alheio à redação da Revista , bem como na reimpressão de qualquer das edições. Posso afirmar, igualmente, que neste período, de 1o de abril de 1869 a 1o de junho de 1871, nenhuma modificação foi introduzida na redação de A Gênese e que a sua última edição datada de 1868, é semelhante, exatamente àquela da primeira tiragem realizada pelo mestre.
Todos sabem que a impressão de uma obra se faz através de letras avulsas, reunidas em formas que por sua vez constituem as páginas. Se a obra não tem futuro está destinada a uma única edição e a composição é destruída imediatamente após a impressão servindo as letras para novas obras. Mas se se trata de um livro importante e de onde o autor espera retirar um certo número de edições, as formas são conservadas durante um certo tempo para permitir a introdução, no texto original, de todas as modificações julgadas necessárias a uma edição definitiva.
Uma vez o texto revisto e corrigido, sua impressão é definida; (foi o que fez Allan Kardec com A Gênese) e em seguida destroem–se as letras soltas (placa provisória). O que se ignora em geral é a diferença entre uma marca , um relevo e um clichê (matriz da placa).O relevo não serve para a impressão, é como um molde, uma forma que conserva as marcas das letras e estas não podem ser reproduzidas senão através da sua fonte (clichê).
Isto é o que pode explicar como, as impressões tendo sido realizadas em 1868, seus clichês só foram fundidos em 1883. Se fontes parciais foram feitas neste intervalo, foram sem duvida destinadas a uma publicação à parte, em brochuras especiais, extraídas de certos capítulos da obra. Ora, se estas impressões foram feitas em 1868, estando vivo Allan Kardec, é incontestável que o mestre, e somente ele, pode introduzir as mudanças que existem nas edições realizadas posteriormente, utilizando–se dos clichês anteriormente fundidos .E saiba-se que o mestre pagou pelas placas matrizes a seus impressores.
Possa esta curta explicação ser suficiente para eliminar toda causa de desunião a família espírita.
Lembremo-nos dos preceitos de nossos mestres:
“Amemo-nos uns aos outros. Fora da caridade não há salvação.”
A. Desliens

12.10.09

GUILLON RIBEIRO MODIFICOU A TRADUÇÃO DE "A GÊNESE"?


Está havendo um debate no meio espírita sobre as diferenças de tradução de "A Gênese", principalmente entre a terceira, quarta e quinta edições.

Carlos de Brito Imbassahy descobriu durante um programa que há diferenças entre a 5a. edição publicada pela FEB e a 3a. edição, que ele tem no original francês. Isto é fato, não há como negar. As explicações de Imbassahy podem ser lidas em http://www.espirito.org.br/portal/artigos/diversos/movimento/traducoes-falsas.html.

O que não me parece correto é a inferência (isto mesmo, inferência) que ele faz, de que Guillon Ribeiro teria modificado intencionalmente a obra de Kardec possivelmente motivado pela sua simpatia com as ideias de Roustaing.

Obtive na internet o original da Revista Espírita de 15 de março de 1885. Qualquer um pode acessar o site da Encyclopédie Spirite http://www.spiritisme.net/, cadastrar-se e baixar o texto publicado pelos espíritas franceses contemporâneos, que nenhuma relação guardam com as diferenças do movimento espírita no Brasil Imperial e da República Velha.

Àquela época, Pierre Leymarie (possivelmente, pelo que se entende da leitura do texto), foi acusado de ter modificado os textos de "A Gênese" após a desencarnação de Kardec, por Henri Sausse, hoje conhecido como biógrafo de Kardec. Esta acusação, considerada infundada por Desliens, secretário de Kardec e um dos diretores da Sociedade Científica do Espiritismo, responsável pela publicação da Revue, denota que já havia uma confusão sobre que texto utilizar, quando Guillon Ribeiro nem espírita era.

Irei publicar a tradução do texto, realizada gentilmente por amigos, um deles francês e a outra amiga de Carlos Imbassahy (pai), que a conheceu na tenra infância e autografou um de seus livros com uma sensível poesia.

As decisões sobre o texto a ser publicado por "A Gênese", foram tomadas àquela época, e posso dizer que tive acesso ao texto de uma edição francesa posterior às polêmicas, que traz o texto semelhante à primeira edição e muito fiel à tradução de Guillon.

Publico este e publicarei outras informações sobre a situação, nada preocupado com a questão, qual seria a edição definitiva do livro de Kardec, mas discordando veementemente da acusação de fraude feita a Guillon Ribeiro.

Agradeço aos amigos do Espiritismo Comentado se conseguirem os originais das edições francesas (a primeira eu já tenho, graças à gentileza de Washington Fernandes) e tenho também a tradução do original de Carlos de Brito Imbassahy, feito por ele próprio.

9.10.09

LACHATRE PUBLICA "A HISTÓRIA TRISTE"


Há anos ouvi falar do romance. Premiado no exterior, psicografado por Pearl Curran, que descobriu sua faculdade quase ao acaso e cuja produção impressionou Ernesto Bozzano no seu livro Xenoglossia, que é a capacidade mediúnica de produzir fenômenos em línguas desconhecidas pelo médium.
O espírito, Patience Worth, produziu textos (Telka, por exemplo) que intrigaram os especialistas em literatura inglesa antiga, pelo volume de palavras, expressões e informações sobre uma época da Inglaterra em que ela havia vivido, 263 anos antes de Pearl (a médium é norte-americana).
Este livro foi reconhecido por sua qualidade literária, e os críticos evitavam posicionar-se quanto à sua origem, mas não hesitavam afirmar sua qualidade literária.
Eu vinha acompanhando, atento, os esforços de Hermínio Miranda em traduzi-lo. Não deve ter sido uma tarefa fácil, mas em breve o Brasil terá contato com um dos personagens que viveu a época de Jesus, e cuja participação Novo Testamento eu omitirei, para manter o suspense.

8.10.09

SITE PUBLICA FOTOS E RESUMOS DO 5o. ENLIHPE

Figura 1: Mesa de Abertura do 5o. ENLIHPE
Da esquerda para a direita, Eurípedes, Airton, o representante da USE-SP, Jáder e Júlia Nezu

O site Espiritualidade e Sociedade, editado pelo colega de LIHPE, Maurício Brandão, fez uma cobertura completa do 5o. Encontro Nacional de Liga de Historiadores e Pesquisadores Espíritas, filmando, fotografando e publicando resumos dos trabalhos.
Esta cobertura pode ser acessada no http://www.espiritualidades.com.br/
Já estão disponíveis as fotos e os resumos dos trabalhos. Aguardamos a edição das filmagens.

7.10.09

100 SEGUIDORES!

Pessoalmente não gosto muito do nome "seguidor". Ele faz recordar os adeptos de crença, acríticos, que aceitam tudo o que lhes é dito. Por isso escrevi "Pessoas que não Perdem Nenhuma Novidade do EC".
Aproveito o momento para agradecer a todos os "seguidores", sua participação ativa na construção do blog e a sua presença, que é sinal de interesse e aprovação da linha que temos adotado. Cada comentário, crítico ou de incentivo, sinaliza o que fazer, o que escrever, que rumo tomar.

Como filosofia de trabalho tenho publicado praticamente tudo o que é submetido. Sei o trabalho que dá utilizar os instrumentos do Blogspot.

Agradeço, sensibilizado e continuemos nosso intercâmbio.

Jáder Sampaio

4.10.09

FUENTÈS ANALISA ARQUIVOS DE CAMILLE FLAMMARION

Figura 1: Última foto de Camille Flammarion

Pretendo publicar alguns comentários baseados no texto de Patrick Fuentès, intitulado "Camille Flammarion et les forces naturelles inconnues" (Camille Flammarion e as Forças Naturais Desconhecidas), publicado em 2002 como capítulo do livro "Des savants face à l'occulte", publicado pelas Éditions La Découverte, em Paris. Aproveito a gentileza e a atenção do Dr. Alexandre Caroli Rocha, que me deu acesso ao texto.
Flammarion se afasta da Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas
O trabalho de Fuentès traz uma nova versão para o afastamento de Flammarion do movimento espírita, especialmente dos seus "discípulos". Sabe-se que Kardec tinha um respeito especial por Flammarion. Quando ele desencarnou, sua esposa pediu aos membros da SPEE que o convidassem para a presidência, o que ele declinou respeitosamente.
Fuentès atribui o afastamento de Flammarion do movimento espírita em decorrência da publicação dos livros relacionados ao Cristianismo por Kardec. Ele não os apresenta, mas certamente é a obra após 1864, "O Evangelho Segundo o Espiritismo", "O Céu e o Inferno" e "A Gênese".
A afirmação de Fuentès entra em choque com dois pontos importantes: a autobiografia de Flammarion e a obra de Kardec anterior ao período que ele aponta.
Na autobiografia, Flammarion dá a entender que ele ficou em dúvida quanto à origem das mensagens que recebia. Ele não sabia distinguir o que era oriundo da própria mente e o que proviria da mente dos espíritos. A insegurança falou mais alto que o método desenvolvido por Kardec para a seleção dos conteúdos oriundos das comunicações espirituais.
Outro ponto favorável à minha posição é que Kardec publica na Revista Espírita e em "O Livro dos Espíritos", sua obra primeira, comentários e respostas na defesa do pensamento cristão, mesmo ante a posição tolerante para com outras tradições religiosas, como é o caso do Islamismo e do Druidismo (Revue Spirite 1858?).
Na autobiografia, Flammarion apresenta a desconstrução que seus mestres dos estudos na infância fizeram dos dogmas católicos aceitos à época, como o tempo da criação do mundo e outros, mas não se posiciona contrário à ética cristã.
Assim, apesar de ter utilizado fontes desconhecidas por nós, como o arquivo pessoal do astrônomo francês, Patrick Fuentès fica devendo a citação de uma ou mais fontes que fundamentem sua opinião.